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Tuesday, September 9, 2014

Respondendo a uma pergunta

Quando fazer check list de equipamentos?
Check list - quando é obrigado fazer (respondendo a uma dúvida de um técnico de segurança)

Um carro você tem o manual que indica quando trocar óleo, filtros, revisões etc. O fabricante não indica check list, portanto não precisa de check list antes de dirigir.
Em aeronaves a legislação e o fabricante obriga que o piloto faça o check list antes de iniciar o voo.
Então Quando fazer? Quem deve fazer? Quem deve elaborar?

resposta: 
Quando fazer check list? quando o manual obrigar ( no manual deve constar os riscos); quando existir uma norma específica ( não é obrigatória para todos os equipamentos).
Quem deve fazer check list? pessoa treinado pelo técnico da fabrica, ou engenheiro capacitado ( engenheiro mecânico, aeronaútico, naval e etc.)
Quem deve elaborar o Check list? O manual deve constar, a norma ou engenheiro capacitado.

normas gerais sobre o assunto:
12.128 Os manuais das máquinas e equipamentos fabricados ou importados a partir da vigência desta Norma devem conter, no mínimo, as seguintes informações:
m) procedimentos para utilização da máquina ou equipamento com segurança;
n) procedimentos e periodicidade para inspeções e manutenção;
12.130 Devem ser elaborados procedimentos de trabalho e segurança específicos, padronizados, com descrição detalhada de cada tarefa, passo a passo, a partir da análise de risco.
12.131 Ao inicio de cada turno de trabalho ou após nova preparação da máquina ou equipamento, o operador deve efetuar inspeção rotineira das condições de operacionalidade e segurança e, se constatadas anormalidades que afetem a segurança, as atividades devem ser interrompidas, com a comunicação ao superior hierárquico.
12.132 Os serviços em máquinas e equipamentos que envolvam risco de acidentes de trabalho devem ser planejados e realizados em conformidade com os procedimentos de trabalho e segurança, sob supervisão e anuência expressa de profissional habilitado ou qualificado, desde que autorizados.
12.132.1 Os serviços em máquinas e equipamentos que envolvam risco de acidentes de trabalho devem ser precedidos de ordens de serviço - OS - específicas, contendo, no mínimo:
a) a descrição do serviço; 
b) a data e o local de realização;
c) o nome e a função dos trabalhadores; e
d) os responsáveis pelo serviço e pela emissão da OS, de acordo com os procedimentos de trabalho e segurança. 
Meu entendimento:
O check list deve ser elaborado pelo fabricante constando no manual do equipamento, o engenheiro mecânico pode acrescentar justificado por uma Análise de Risco.
Em casos de ausência de manual o engenheiro mecânico deve elaborar.
O check list deve ser realizado por profissional treinado por capacitado, técnico da fabrica, ou engenheiro mecânico.

Perguntas e dúvidas gratuitas pelo email:
celsoengenheiromecanico@hotmail.com



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Acidentes no canteiro de obra:

Este relatos não deve revelar ou identificar a construtora nem o local, basta relatar o acontecido. Participe conte sua história.

A-0- Erros em obras, EPC e Andaimes.
A-1- Acidente fatais.
A-2-Acidente com queda de pessoas ou objetos.
A-3-Acidente no Guincho (elevador de carga/ pessoas)
A-4-Acidente em andaimes
A-5-Acidente em equipamento mecânico.
A-6-Acidente com pessoas sem EPI.
A-7-Acidente envolvendo estruturas
A-8-Acidente com invalidez.
A-9-Acidente por doença adquirida no trabalho
A-10- RISCOS FATAIS

DISTRIBUIÇÃO DE ACIDENTES

DISTRIBUIÇÃO DOS ACIDENTES POR CAUSA

Essa distribuição por tipo de causa, nos orienta os maiores perigos na C.Civil (Ribeirão Preto).

  • Quedas = 37,3%; C/ferramentas,máquinas=16 % ; Acidentes trajeto=12 %
  • Impacto por objeto= 11 %; Corpo estranho= 8 % ;Outros = 15,7%
conforme o endereço eletrônico abaixo:
http://www.scielo.br/img/revistas/rem/v58n1/a07tab01.gif