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Wednesday, September 10, 2014

As origens do acidente e do incidente em segurança no trabalho.

A maneira como inicia um trabalho é onde pode começa o acidente. Antes do inicio dos trabalhos de risco é preciso a engenharia de segurança fazer alguns questionamentos, desde o projeto até a operação e término do trabalho, como;
  • Foi feita análise de risco com todos envolvido participando?
  • Existe redundância suficiente neste projeto (a redundância é função do dano que pode causar)?;
  • Existem dispositivos suficiente para evitar o acidente (avise e pare antes do acidente)?
  • Existe parâmetros mínimos para a operação ocorrer em total segurança (limites que impeçam o trabalho)?
  • O treinamento com os envolvidos foi realizado conforme orientação ( de acordo com todos os envolvidos)? 
  • e etc.
É preciso antes de começar um trabalho que envolve riscos, responder alguns questionamentos como os que estão acima.

Um exemplo: A Fórmula 1, são 20 anos sem acidente fatal com piloto. Um esporte de alto risco que com mudanças adotadas tornou-se segura. Foram mais de 20 mudanças, entre elas a célula de sobrevivência, o HANS (suporte para cabeça), uso de materiais resistentes como o Kevlar, multas a direção perigosa, ampliação de área de escape na pista, locais de muito perigo foram substituídos e etc.

Começou os trabalhos pode ser tarde demais.

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Acidentes no canteiro de obra:

Este relatos não deve revelar ou identificar a construtora nem o local, basta relatar o acontecido. Participe conte sua história.

A-0- Erros em obras, EPC e Andaimes.
A-1- Acidente fatais.
A-2-Acidente com queda de pessoas ou objetos.
A-3-Acidente no Guincho (elevador de carga/ pessoas)
A-4-Acidente em andaimes
A-5-Acidente em equipamento mecânico.
A-6-Acidente com pessoas sem EPI.
A-7-Acidente envolvendo estruturas
A-8-Acidente com invalidez.
A-9-Acidente por doença adquirida no trabalho
A-10- RISCOS FATAIS

DISTRIBUIÇÃO DE ACIDENTES

DISTRIBUIÇÃO DOS ACIDENTES POR CAUSA

Essa distribuição por tipo de causa, nos orienta os maiores perigos na C.Civil (Ribeirão Preto).

  • Quedas = 37,3%; C/ferramentas,máquinas=16 % ; Acidentes trajeto=12 %
  • Impacto por objeto= 11 %; Corpo estranho= 8 % ;Outros = 15,7%
conforme o endereço eletrônico abaixo:
http://www.scielo.br/img/revistas/rem/v58n1/a07tab01.gif