Pages

Wednesday, May 4, 2011

RISCOS FATAIS

Qualquer risco de acidente, mesmo que não tenha acontecido, descrever a POSSIBILIDADE de um acidente com vitima FATAL.

9 comments:

  1. Este risco é quando em um elevador de obra, o operador ao parar em um pavimento não usar o freio de estacionamento ( quando ele não é automático), pode ocorrer que quando um trabalhador colocar um peso na cabine, ela caia e uma parte do trabalhador fica na cabine e a outra no prédio, não importa se o freio de emergência vai funcionar, O ACIDENTE JÁ OCORREU.

    ReplyDelete
  2. Operar com GUINCHO com eixo de transmissão, sem verificar seu estado, este eixo esta submetido a um esforço maior dos que em outros equipamentos, havendo relato de quebra dos mesmos, se este eixo partir quando o trabalhador estiver colocando a carga na cabine pode ocorrer um ACIDENTE FATAL.

    ReplyDelete
  3. Trabalhar em andaimes móveis sem o mesmo esta fixado a estrutura do prédio, pode causar um acidente grave ou fatal, porque embora a pessoa esteja fixada a um cabo de segurança, o andaime pode esmagar o trabalhador contra a obra.

    ReplyDelete
  4. Uma possibilidade de acidente fatal, é quando é fixada o cabo de segurança no mesmo lugar de fixação do andaime, se acontecer qualquer incidente com a fixação pode levar o trabalhador a uma queda fatal.

    ReplyDelete
  5. Entrar e sair do andaime ou torre do guincho sem o cinto de segurança atracado, este segundos podem ser suficiente para desequilibrar, cair.
    O ideal é usar cinto de DUPLO Talabarque

    ReplyDelete
  6. Operar GUINCHO com transporte de pessoas, sem implantar um regime de MANUTENÇÃO PREVENTIVA e PREDITIVA neste equipamento. Pode acontecer que os dispositivos de segurança falhem justo na hora em que uma pessoa estiver dentro do elevador.

    ReplyDelete
  7. Operar GUINCHO com transporte de pessoas e materiais, com o peso máximo de pessoas igual ao de material, deve-se diminuir o peso máximo das pessoas para que o equipamento quebre com o peso máximo de materiais.

    ReplyDelete
  8. Operar GUINCHO de transporte de pessoa, sem um operador dentro da cabine com experiência, que tenha testado o freio de emergência diariamente.

    ReplyDelete
  9. Um dos maiores problemas da construção civil é o jeitinho, melhor dizendo o arranjo, não há consulta ao engenheiro faz de qualquer jeito e quase sempre dá problema e pode acontecer um acidente grave. Como aconteceu que o operador do Guincho queria elevar a cabine do Guincho para atender a uma solicitação do mestre da obra, ele foi e alterou o fim de curso, podendo causar um acidente mui grande.

    ReplyDelete

Acidentes no canteiro de obra:

Este relatos não deve revelar ou identificar a construtora nem o local, basta relatar o acontecido. Participe conte sua história.

A-0- Erros em obras, EPC e Andaimes.
A-1- Acidente fatais.
A-2-Acidente com queda de pessoas ou objetos.
A-3-Acidente no Guincho (elevador de carga/ pessoas)
A-4-Acidente em andaimes
A-5-Acidente em equipamento mecânico.
A-6-Acidente com pessoas sem EPI.
A-7-Acidente envolvendo estruturas
A-8-Acidente com invalidez.
A-9-Acidente por doença adquirida no trabalho
A-10- RISCOS FATAIS

DISTRIBUIÇÃO DE ACIDENTES

DISTRIBUIÇÃO DOS ACIDENTES POR CAUSA

Essa distribuição por tipo de causa, nos orienta os maiores perigos na C.Civil (Ribeirão Preto).

  • Quedas = 37,3%; C/ferramentas,máquinas=16 % ; Acidentes trajeto=12 %
  • Impacto por objeto= 11 %; Corpo estranho= 8 % ;Outros = 15,7%
conforme o endereço eletrônico abaixo:
http://www.scielo.br/img/revistas/rem/v58n1/a07tab01.gif