ANDAIMES MODULADO COM GUINCHO DE CABO PASSANTE.
Alguns fabricantes/locadores/construtoras desses equipamentos cometem erros GRAVES:
- Falta de ART de Manutenção - , na estrutura do andaime e no guincho;
- Trava queda fixado fora da estrutura -O trava quedas fixado no guincho ( erro de projeto);
- União entre módulos mal dimensionada - Pode causar quebra, deformação plástica do elemento (erro projeto);
- Documentação falha ou mesmo inexistente - ( não atende as normas, sem ART de fabricação e sem numeração do andaime na estrutura);
- Manual do equipamento incompleto; ou ausência de manual
- Falha ou ausência de treinamento dos operadores; treinamento dado por pessoa não capacitada ( tem que ser eng. mecânico)
- Sem ART de montagem - Ausência de profissional qualificado para aferir a instalação do andaime;
- Falha na montagem do equipamento; - encaixes faltando, peças de outro andaime, peças empenadas, cabos de aço com defeito, corda de segurança no mesmo lugar do cabo de aço e etc.
- Falha na ancoragem do equipamento; grampos de ancoragem com mais de 2 cabos, ângulo entre o cabo e a superfície muito baixo, grampos de ancoragem muito fino, ancoragem em local não aprovado em projeto e etc.
- Falha na operação do equipamento; trabalhador não fixa o andaime na estrutura para trabalhar, deixa o andaime muito inclinado, não comunica a segurança de anormalidade no equipamento, coloca muito material no andaime, acesso ao andaime com risco, falta de descrição da atividade, subir no andaime e etc.
- Falta de um CHECK LIST. ausência de check list elaborado pelo fabricante, ou pelo engenheiro mecânico da obra.
- Equipamento instável ( por ter apenas um cabo) - É obrigatório quando parado fixar o andaime a estrutura, a corda de segurança esta ancorada em local diferente dos cabos e ter projeto de fixação do andaime com ART do engenheiro mecânico.
A corda de segurança tem salvado muitas vidas neste equipamentos, mas ainda encontro quem entra e sai nestes andaimes sem estar fixado nelas.
No comments:
Post a Comment