Pages

Tuesday, September 17, 2013

TALABARTES E CINTOS


Travaqueda Retrátil vs Talabarte_2
TRAVA QUEDAS RETRÁTIL uma boa opção para locais distantes do ponto de ancoragem. É preciso ter cuidado quando fazer extensões para não deixar o trabalhador exposto a um fator de queda maior que 2 ( proibido pela legislação brasileira) , pois pode causar lesões no trabalhador.
    A AR (análise de risco) e a OS (ordem de serviço) pode ser usada para diminuir o risco, ou mesmo a necessidade de uma extensão do ponto de ancoragem.
    Outra solução é o uso de corda na "vertical" com trava queda 
IMPORTANTE:
O fabricante e as normas certificam o conjunto, ou seja, a rigor você não pode usar um talabarte diferente do testado, o certificado é do conjunto e não das peças em separado.
É preciso ter cuidado na compra do talabarte e cinto, pois existem alguns recondicionados, para ser considerado EPI o equipamento é obrigatório ter o C.A. (certificado de aprovação) que garante que aquele produto passou por testes rigorosos e esta em condições de ser usado. 

PROBLEMAS COM ANDAIMES SUSPENSOS


ANDAIMES MODULADO COM GUINCHO DE CABO PASSANTE.

 

Alguns fabricantes/locadores/construtoras desses equipamentos cometem erros GRAVES:

  • Falta de ART de Manutenção - , na estrutura do andaime e no guincho;
  • Trava queda fixado fora da estrutura -O trava quedas fixado no guincho ( erro de projeto);
  • União entre módulos mal dimensionada - Pode causar quebra, deformação plástica do elemento (erro projeto);
  • Documentação falha ou mesmo inexistente - ( não atende as normas, sem ART de fabricação e sem numeração do andaime na estrutura);
  • Manual do equipamento incompleto; ou ausência de manual
  • Falha ou ausência de treinamento dos operadores; treinamento dado por pessoa não capacitada ( tem que ser eng. mecânico)
  • Sem ART de montagem - Ausência de profissional qualificado para aferir a instalação do andaime;
  • Falha na montagem do equipamento; - encaixes faltando, peças de outro andaime, peças empenadas, cabos de aço com defeito, corda de segurança no mesmo lugar do cabo de aço e etc.
  • Falha na ancoragem do equipamento; grampos de ancoragem com mais de 2 cabos, ângulo entre o cabo e a superfície muito baixo, grampos de ancoragem muito fino, ancoragem em local não aprovado em projeto e etc.
  • Falha na operação do equipamento; trabalhador não fixa o andaime na estrutura para trabalhar, deixa o andaime muito inclinado, não comunica a segurança de anormalidade no equipamento, coloca muito material no andaime, acesso ao andaime com risco, falta de descrição da atividade, subir no andaime e etc.
  • Falta de um CHECK LIST. ausência de check list elaborado pelo fabricante, ou pelo engenheiro mecânico da obra.
  • Equipamento instável ( por ter apenas um cabo) - É obrigatório quando parado fixar o andaime a estrutura, a corda de segurança esta ancorada em local diferente dos cabos e ter projeto de fixação do andaime com ART do engenheiro mecânico.
A corda de segurança tem salvado muitas vidas neste equipamentos, mas ainda encontro quem entra e sai nestes andaimes sem estar fixado nelas.



Sunday, September 15, 2013

MEDIDAS ADMINISTRATIVAS E DE CONTROLE -

Medidas administrativas são ações que que diminuem os riscos e não precisam de nenhum equipamento para ser implantadas.
Medidas de controle são ações que visam diminuir os risco de acidentes nas atividade e nas áreas, através da eliminação/diminuição do risco, com substituição, monitoramento ou uso de EPI/EPC. e etc.

Importância - A importância do uso dessas medidas:
o seu baixo custo, a sua simplicidade,  sua eficiência, sua eficácia, a melhoria do ambiente de trabalho, a melhoria da qualidade do serviço, a melhoria de produtividade, a diminuição de perdas de materiais, a diminuição dos afastamentos e etc.
Exemplos:
  • INTERDIÇÃO ÁREAS - interditar áreas de risco, para acesso restrito a pessoas qualificadas e equipadas, exemplo: interditar áreas com risco de desmoronamento;
  • INTERDIÇÃO DE PARTES DE UM EQUIPAMENTO - interditar funções, setores ou partes de um equipamento, exemplo: interditar cancelas de uma torre de guincho, interditar partes de uma andaime fachadeiro;
  • REMANEJAMENTO DE TRABALHADORES - são atividades insalubres em que trabalhadores estão submetidos a riscos, para reduzir essa exposição de caráter acumulativo faz-se rodizio, permitindo que o organismo do trabalhador se recupere. exemplo: atividade de carregar pesos.
  • ISOLAMENTO DE ÁREA - semelhante a interdição, a diferença é que você coloca a área de risco em um local longe da circulação de pessoas, limitando o risco apenas as pessoas que trabalham no equipamento ou na área de trabalho. exemplo: tirar a bancada de corte de cerâmica da circulação e colocar em uma varanda ou em um quarto.
  • SINALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO - Esse instrumento muito importante tem um impacto muito grande no canteiro de obra, tem a função educativa, como também colocar em alerta sobre os riscos que estão submetidos os trabalhadores naquela área, atividade ou equipamento.exemplo: sinalizar locais com risco de queda de materiais para pessoas não permanecerem no local.
  • INSPEÇÃO - A inspeção é necessário estabelecer um período para checar que é função da qualificação da mão de obra, da quantidade de pessoas, do treinamento, do risco envolvido, do histórico e etc. A média de inspeções para proteções coletivas tenho indicado uma inspeção por semana.
  • MONITORAMENTO - É o acompanhamento seja por instrumentos, por inspeção visual, é importante quando o risco aumenta de forma continua, exemplo: contaminação por produtos químicos, poeiras e etc.
  • PERMISSÃO DE TRABALHO ( PT )  E ORDEM DE SERVIÇO (OS) - Mostra os riscos da atividade , como deve ser feito o serviço , os cuidados obrigatórios e detalhes da atividade.
  • LIBERAÇÃO DE ÁREA - É importante para evitar que uma falha na proteção ocorra, o  trabalhador pode cometer uma falha e não perceber.
  • LIBERAÇÃO DE EQUIPAMENTO - Muitas vezes o equipamento quebra, o mecânico visita a máquina e não deixa documento dizendo que consertou, pode acontecer um mal entendido e o operador achar que já consertou enquanto ele esta aguardando uma peça para terminar o serviço.
  • CHECK LIST DA OPERAÇÃO E DO EQUIPAMENTO - Objetivo de iniciar a operação na máquina com o mínimo de condições.
  • ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO ( A.R.) - Um das ferramentas mais PODEROSOS do departamento de segurança, é fundamental principalmente em áreas novas, em atividades novas.
  • HISTÓRICO DA ATIVIDADE - Destaca ao trabalhador os principais riscos da atividade.
  • GINÁSTICA LABORAL - Ferramenta importante na ergonomia, em trabalhos repetitivos e trabalhos longos.
  • DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE - Descreve a atividade de uma maneira generalizada, serve como base para a elaboração da OS e da PT..
  • DESCRIÇÃO DOS RISCOS DA ATIVIDADE - Riscos da atividade de uma forma geral serve de base para elaboração da OS e PT.
  • DESENHO DA ATIVIDADE OU DA ESTRUTURA - Permite o trabalhador vê com mais clareza os detalhes da atividade, dos riscos, das necessidades.
  • TREINAMENTOS RÁPIDOS, AVISOS E ALERTAS NO INÍCIO DAS ATIVIDADES - O início de toda atividade é o momento crítico na maioria das vezes, por isso é a hora que tem que ser acompanhada, tem que ter alertas, treinamentos rápidos.
  • PADRONIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. - Evita que o trabalhador tome medida por sua conta e risco, na verdade toda atividade as ações devem estar previstas, se o trabalhador tiver que escolher uma opção é porque tem uma ERRO no treinamento, na ordem de serviço que não previu aquela situação. 
  • ETC,  ETC
O gerenciamento de riscos, o departamento de segurança, os profissionais de segurança na minha avaliação precisam utilizar mais esses instrumentos para melhorar o ambiente de trabalho de sua empresa. 

Acidentes no canteiro de obra:

Este relatos não deve revelar ou identificar a construtora nem o local, basta relatar o acontecido. Participe conte sua história.

A-0- Erros em obras, EPC e Andaimes.
A-1- Acidente fatais.
A-2-Acidente com queda de pessoas ou objetos.
A-3-Acidente no Guincho (elevador de carga/ pessoas)
A-4-Acidente em andaimes
A-5-Acidente em equipamento mecânico.
A-6-Acidente com pessoas sem EPI.
A-7-Acidente envolvendo estruturas
A-8-Acidente com invalidez.
A-9-Acidente por doença adquirida no trabalho
A-10- RISCOS FATAIS

DISTRIBUIÇÃO DE ACIDENTES

DISTRIBUIÇÃO DOS ACIDENTES POR CAUSA

Essa distribuição por tipo de causa, nos orienta os maiores perigos na C.Civil (Ribeirão Preto).

  • Quedas = 37,3%; C/ferramentas,máquinas=16 % ; Acidentes trajeto=12 %
  • Impacto por objeto= 11 %; Corpo estranho= 8 % ;Outros = 15,7%
conforme o endereço eletrônico abaixo:
http://www.scielo.br/img/revistas/rem/v58n1/a07tab01.gif